O grande número de empresas existentes no mercado é assustador, essa realidade implica em concorrência,e quem vai definir o "Vencedor" dessa disputa são os clientes. E vale de tudo, contratar uma nova equipe de marketing, formar novos grupos de vendas ,contratar funcionários novos, enfim, o mercado é grande e o tempo é precioso.
E a primeira preocupação das empresas , é com a sastifação dos clientes, que geralmente procuram "qual oferta proporciona mais valor".Além do valor e das características do produto desejado,cria-se uma expectativa em relação à ele, que só vai poder ser medida depois que a expectativa de valor for sociada.
Essa satisfação pode ser medida pelo desempenho e expectativas percebidas, sendo que se não atender às expectativas, o cliente ficará insastifeito, caso contrário, ficará sastifeito, ou mais que isso, ficará altamente satisfeito ou encantado.O resultado de uma boa impressão da empresa, ou uma completa sastifação do cliente,resultará em uma fidelidade recíploca.
Para que a empresa alcance todo esse sucesso, é necessario que se trace uma meta do público alvo, que se aprimorem"os processos fundamentais do negócio" p.62(equipes mutifuncionais), e que se utilizem todos os recursos disponíveis pela empresa(mão -de -obra,materiais ,equipamentos e etc.)
Isso tudo porque,os clientes de hoje em dia estão cada vez mais exigentes e a concorrência com ofertas iguais ou melhores.O desafio continua sendo"conquistar clientes fiéis" p. 68.É nesse momento que a equipe de marketing deve agir.Não apenas para vender o produto, mais também para tirar dúvidas com o cliente sobre o produto, ouvir sugestões e etc.
Perder clientes que dão lucro, afeta diretamente os lucros da empresa."Estima-se que o custo envolvido na atração de um novo cliente é cinco vezes maios que o custo de manter um cliente atual sastifeito", ou seja está no marketing,toda a chave para criar vinculos entre a empresa e o cliente.
Fonte: Alda mello
Ótimo artigo, de leitura simples e eficaz.
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