quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bolsa de Valores

Tivemos a primeira semana de queda do Ibovespa no ano, enquanto mercado internacional se dividiu entre ganhos e perdas. O mercado interno fechou a semana com uma queda de -2,6%, já no mercado internacional o Dow Jones fechou com uma alta de 0,7%, enquanto o S&P 500 fechou a semana com uma queda de 0,9%. O destaque na economia americana foram os novos pedidos de seguro-desemprego que registraram uma queda de 37 mil na semana. Outro destaque importante foi a construção de casas novas, que mostrou uma queda de 4,3% em dezembro. No mercado interno o destaque foi a decisão do COPOM, onde aumentaram a taxa Selic em 0,5%, com isso ficou 11,25% ao ano. O mercado inicia bastante forte lá nos Estados Unidos, enquanto aqui segue bastante morno.


Variação do Mercado
ÍNDICES
IBOV
-2,6%
S&P
-0,9%
Dow Jones
0,7%

MAIORES ALTAS IBOVESPA
BRKM5
5,18%
TNLP3
4,58%
KLBN4
3,29%
VIVO4
2,08%
CCRO3
1,28%

MAIORES BAIXAS IBOVESPA
SBSP3
-10,34%
CMIG4
-7,32%
GOAU4
-6,92%
SANB11
seta
-6,76%
GGBR4
seta
-6,69%

Dados Econômicos:

Sem indicadores relevantes que possam mexer tanto com a bolsa, apenas ficar de olho nos números a respeito do IGP-M (índice de inflação que regula os preços de taxa de energia e aluguéis), assim como, acompanhar a ata do COPOM e taxa de desemprego que sempre traz sinais de como está se comportando a economia brasileira. Nos EUA, dados importantes sobre o PIB com expectativa de 3,5% a.t., confiança do consumidor projetado em torno de 73.5 pontos e consumo pessoal (importante para a economia dos EUA, pois representa 2/3 da economia) com expectativa de 4,1% a.t. Pelo resto do mundo ficar atento aos dados da Europa que nos últimos tempos estão mexendo com o mercado. Na terça sai o PIB da Inglaterra com expectativa de 2,7% a.a e na quinta-feira confiança econômica da União Européia projetado para 106,9 pontos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Nova Geração Y no Mundo dos Negócios

Essa Geração Y é formada por jovens nascidos entre as décadas de 1980 e 1990. Esse grupo vem revolucionando o mercado de trabalho. As empresas vêm mostrando nos últimos anos que estão dispostas a pagar caro para tentar manter seus novos funcionários, da Geração Y, na empresa por muito tempo. Esta geração trouxe um novo paradigma: ou as empresas inovam e acompanham as novas tendências, sejam elas culturais ou tecnológicas, ou vão sumir com o tempo.

Nascidos na era digital esses jovens estão acostumados a pedir e ter o que querem. São dotados de valores éticos, priorizam o aprendizado e as relações humanas. Essa geração foi beneficiada por ter computadores e comunicação rápida dentro de casa.

Outra questão importante é que a Geração Y busca sempre a inovação fazendo do mercado um ambiente dinâmico, as empresas que não se adéquam são ultrapassadas pela concorrência. As mudanças são constantes e muito rápidas, o acesso fácil à tecnologia faz com que tenhamos cada vez mais acesso às novas tendências, mudanças e produtos diferenciados.